A Corsan iniciará, na próxima segunda-feira, 24, a nova etapa de expansão do sistema de esgotamento sanitário que prevê a construção de mais de 25.486,42 metros de rede coletora de esgoto em Capão da Canoa.
O investimento de R$ 8 milhões irá beneficiar 2.127 famílias dos bairros Nova Guarani e Quero-Quero.
A primeira fase da obra vai iniciar na Rua Sete, esquina com a Rua Nove, no bairro Nova Guarani, onde serão contempladas 1.631 famílias com mais de 20.909,21 metros de rede coletora.
Depois, a instalação será feita também nas ruas 10, Plátano e Magnólia e nas avenidas Adalberto Tartler e C. Ainda, na obra de rede de esgotamento sanitário, serão implantadas 1.474 ligações prediais para serem conectadas às casas.
Já no bairro Quero-Quero, serão construídos 4.577,21 metros de redes coletoras para atender 496 famílias, com 376 ligações.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratam
de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Trabalho técnico e social
Para informar a população dos dois bairros sobre o que será feito durante a obra e os benefícios que ela trará depois de concluída, as equipes de Trabalho Técnico e Social da Corsan (TTS) estão realizando visitas aos moradores, identificados por uniformes e crachás da Corsan.
Quando o morador não está em casa, é deixado material informativo.
Reuniões comunitárias, que fazem parte do programa Afluentes, desenvolvido pela Companhia para aproximar a empresa dos clientes, também são realizadas.
Corsan no Litoral Norte