Pesquisar

Extintores em carros podem voltar a ser obrigatórios: Saiba mais

Por: Portal Serra e Litoral

Foto: Imagem Ilustrativa. / Juliano Haesbaert / PortoAlegre24Horas

Parlamentares discutem mudanças no Código de Trânsito Brasileiro para 2025.

Está em pauta no Senado Federal a votação do PLC 159/2017, que busca reintegrar o extintor de incêndio ABC à lista de itens obrigatórios em carros de passeio e utilitários.

A obrigatoriedade foi abolida em 2015, mas o debate retornou após parecer favorável na CTFC, liderado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).

O equipamento, usado para combater incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e sistemas elétricos, é exigido em veículos como caminhões e ônibus.

Defensores argumentam que o extintor é eficaz no combate inicial a incêndios, enquanto críticos apontam dificuldades de uso e o impacto financeiro para os motoristas.

Styvenson Valentim (Podemos-RN) e outros parlamentares rejeitam a proposta, argumentando que a medida favorece apenas a indústria de extintores. Eduardo Braga, por sua vez, defende que o custo do equipamento é baixo e pode salvar vidas em emergências. Dados mostram que 17% dos recalls de veículos no Brasil envolvem riscos de incêndio.

Além da análise legislativa, especialistas enfatizam a necessidade de treinamento para o uso correto do equipamento e destacam a relevância de normas técnicas e materiais resistentes ao fogo nos automóveis.

A decisão do Senado será crucial para definir o futuro dessa regulamentação no trânsito brasileiro.

Com a informação Agência Senado.

 

poa24horas.com.br

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage