Congestionamento faz CCR liberar pagamento de pedágio na Freeway

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Filas não podem ser maiores do que 400 metros. Camila Hermes / Agencia RBS

Casos ocorreram a partir de 30 de dezembro.

O grande número de veículos que se deslocaram pela freeway nos últimos dias obrigou a CCR ViaSul a liberar as cancelas de pedágio em determinados instantes.

A primeira vez neste verão em que essa ação ocorreu foi na segunda-feira (30), na ida para o Litoral Norte. No pedágio de Santo Antônio da Patrulha, as cancelas ficaram levantadas por pouco mais de um minuto.

Já nesta quinta-feira (2), em ao menos duas oportunidades, a cobrança deixou de ser feita. Um dos casos foi registrado no pedágio de Santo Antônio da Patrulha e o outro em Gravataí.

Nestas duas ocasiões, o não pagamento ocorreu durante menos de um minuto.

O contrato de concessão firmado com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) prevê que a cobrança deixará de ser feita sempre que a fila passar de 200 metros de extensão por 15 minutos. Em feriadões e dias considerados “notáveis”, a extensão aumenta para 400 metros.

Caso não libere as cancelas, a concessionária é obrigada a pagar uma multa conforme resolução de 2013. Esse valor chega a R$ 907 mil em caso de descumprimento.

Conforme a CCR ViaSul, os sistemas de pagamentos por tag e com cartões agilizam o processo. Em dias de maior movimento, o sistema “papa-filas” é adotado para diminuir a espera.

Essa mesma regra se aplica às outras praças de pedágio administradas pela CCR ViaSul, como na BR-101, em Três Cachoeiras, e nas quatro praças da BR-386.

 

Rodovias estaduais

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra praças de pedágio em rodovias estaduais na RS-040, em Viamão, e na RS-474, em Santo Antônio da Patrulha, afirma que contrata uma empresa para gerenciar as praças de cobrança.

Nestes locais, há previsão de liberação quando a espera ultrapassa 15 minutos ou as filas atingem tamanhos superiores a 400 metros. Porém, desde 2014, nunca foi necessário abrir as cancelas.

“Como maneira de mitigar o período de espera dos usuários, principalmente em feriados com grande movimentação, a EGR amplia o grupo de trabalho para agilizar o atendimento e realiza as operações papa-filas, de modo a facilitar o pagamento da tarifa e encurtar o tempo de espera. Além disso, a EGR disponibiliza pistas exclusivas para cobranças automáticas.”

gauchazh.clicrbs.com.br

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