O Centro Universitário Unicnec, em Osório, segue firme na disputa para trazer o curso de medicina ao município por meio do edital do Programa Mais Médicos do Governo Federal.
Em entrevista à rádio Jovem Pan, a reitora Ludinara Scheffel destacou os avanços da instituição no processo e a expectativa pela resposta do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, que foi adiada de dezembro deste ano para março de 2025.
Segundo Ludinara, a Unicnec já protocolou toda a documentação necessária em Brasília e está tecnicamente preparada para atender às exigências do edital, que prevê a instalação do curso em quatro municípios gaúchos.
Apesar do adiamento, a reitora manifestou descontentamento com a mudança de data, apontando que a instituição tem investido em estrutura e qualificação para cumprir os requisitos estabelecidos.
“Estamos bastante adiantados. Já temos médicos se preparando para serem professores e fizemos visitas aos municípios com hospitais que possuem os 300 leitos SUS exigidos. Como eu costumo brincar, estamos prontos para quebrar paredes se necessário”, comentou Ludinara.
Caso o município de Osório seja contemplado, a Unicnec projeta lançar o vestibular para o curso de medicina já em julho ou agosto do próximo ano.
A reitora ressaltou que o curso, por ser diurno, terá impacto positivo na cidade, movimentando diversos setores, como habitação, alimentação e serviços.
O edital do Programa Mais Médicos tem como objetivo ampliar o acesso à formação médica no Brasil, descentralizando as oportunidades e fortalecendo a saúde pública em municípios estratégicos.
Até o momento, a expectativa é grande não só para Osório, mas também para o litoral norte gaúcho que aguarda o resultado em março.
jplitoral.com.br