O PTG Bocal de Prata, de Osório, brilhou mais uma vez no ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha), principal competição de danças tradicionais do Rio Grande do Sul, realizada em Santa Cruz do Sul neste domingo (17).
O grupo alcançou o 4º lugar na categoria Danças Tradicionais – Força A, marcando o terceiro ano consecutivo entre os cinco melhores do Estado.
Além do reconhecimento pela performance nas danças tradicionais, o PTG Bocal de Prata conquistou o 1º lugar em musical de invernada, com o grupo De Toda a Goela.
Neste ano, a invernada artística emocionou o público e os jurados com a temática “De pai pra filho”, uma celebração ao legado das tradições gaúchas transmitidas de geração em geração.
A apresentação destacou o chimarrão como símbolo de união familiar e amor pela cultura, reafirmando a essência do tradicionalismo.
O histórico recente do PTG Bocal de Prata reforça a excelência do grupo: em 2023, foi vice-campeão na Força A, e em 2022, obteve a 5ª colocação.
O desempenho consistente consolida o grupo como um dos grandes representantes da cultura gaúcha no cenário competitivo.
A 37ª edição do ENART consagrou o CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, como grande vencedor da Força A, seguido pelo CTG Tiarayu, de Porto Alegre, e pelo DTG Poncho Verde, de Panambi.
Lucas Filho