Apesar do vento, clima é de sol e calor no Litoral Norte, que apresenta grande movimentação no feriadão.
Característico do Litoral Norte gaúcho, o vento “nordestão” segue forte neste sábado (16), mesmo com o dia ensolarado e de calor.
A força dos ventos, que arrastavam areia na beira-mar e dificultavam a instalação de guarda-sóis, afastou alguns banhistas que pretendiam aproveitar o feriado na praia.
Apesar dos ventos, não há problemas maiores identificados nas cidades do Litoral.
Conforme a Defesa Civil de Tramandaí, a intensidade diminuiu em relação à sexta-feira e não houve registro de incidentes ou transtornos no município.
O alerta de “perigo potencial” emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no final da semana, segue valendo até o final da tarde deste sábado, com ventos que podem ultrapassar os 60 quilômetros por hora em áreas costeiras e próximas, como Capão da Canoa, Cidreira e São José do Norte.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, o fenômeno é provocado pelo contraste de temperatura entre o continente e o oceano. “Nesta semana a temperatura baixou de 5ºC graus em áreas de serra. Esse ar frio agora está sobre o oceano e o continente está esquentando; e como o oceano esquenta mais lentamente que o continente, esse contraste térmico gera vento mais persistente”, explicou a especialista.
Por conta do feriadão proporcionado pela Proclamação da República, lembrada na sexta-feira, milhões de gaúchos e gaúchas se dirigiram para a região.
Embora dificulte a vida de quem pretende tomar banho de mar, o tempo é considerado ideal para quem se dirigiu às praias para fugir das grandes cidades, ou para aqueles que possuem casas no Litoral e vão utilizar o final de semana prolongado para preparar as casas para as festas de final.
Para os motoristas que pretendem voltar do litoral Norte, a CCR ViaSul, concessionária que administra o trecho entre Porto Alegre e o Litoral Norte na BR-290 (freeway), recomenda atenção aos melhores horários: no domingo (17), antes das 10h, e na segunda-feira (18), após as 11h.
Correio do Povo