Governo pretende fazer microchipagem de 20 mil animais | Foto: Thales Ferreira / Prefeitura de São Leopoldo / CP
Governo pretende fazer microchipagem de 20 mil animais | Foto: Thales Ferreira / Prefeitura de São Leopoldo / CP

Governo do RS pretende fazer a microchipagem de 20 mil animais após as enchentes

Objetivo é fazer o reencontro com tutores.

O governo do Rio Grande do Sul pretende fazer a microchipagem e a castração de 20 mil animais após as enchentes. A medida faz parte do Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna, lançado nesta sexta-feira, no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre. O objetivo é fazer o reencontro com os tutores depois da catástrofe climática.

INFORME PUBLICITÁRIO


Fortes Imóveis Vende chácara com lagoa em Osório

De acordo com dados atualizados hoje pela Defesa Civil Estadual, ao menos 12.527 animais foram resgatados desde o início das enchentes. Além disso, 390 abrigos estão em operação no RS para cuidá-los.

O cadastro e a microchipagem ocorrerão por intermédio do aplicativo Animall Tag, em fase homologação. O gerenciamento das adoções dos animais também será efetuado pela plataformas Arcanimal e Pets RS. O processo também acontece com apoio da instituições de ensino Ufrgs, UniRitter, Ulbra e Feevale.

Presente no lançamento do plano, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a situação dos animais atingidos pelas chuva sensibiliza bastante o povo gaúcho. “Isso tudo ainda deixará um legado maior e melhor do cuidado com a causa animal no Rio Grande do Sul”, destacou.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

Fases

A fase 1 do plano já estava em atuação, compreendendo o resgate e a gestão da proteção emergencial dos animais, com ajuda da Assessoria técnica do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), por meio de termo de cooperação.

A fase 2 envolve um pacote de ações para animais domésticos e domesticados, silvestres e de produção, de todos os portes. Entre as medidas, além da microchipagem e castração, há o lançamento de um manual de boas práticas de como devem ser os cuidados em abrigos.

O governo do RS também está lançando o WhatsApp da Causa Animal: (51) 99486-5180. No canal, a população poderá consultar informações acerca de doações e saberá como se voluntariar.

 

Correio do Povo

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados