Ir para o conteúdo
Pesquisar

Tempestade solar extrema provoca aurora polar vista na Argentina e Uruguai; veja fotos pelo mundo

Por: Portal Serra e Litoral

https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecn

Eventos semelhantes podem ocorrer neste fim de semana, causando possíveis interrupções em satélites e redes elétricas.

A tempestade solar mais poderosa em mais de duas décadas atingiu a Terra nesta sexta-feira (10), provocando auroras polares e ameaçando possíveis interrupções em satélites e redes elétricas enquanto persistir durante o fim de semana.

A primeira de várias ejeções de massa coronal (CMEs, na sigla em inglês) — grandes emissões de plasma e campos magnéticos do Sol — ocorreu pouco depois das 11h (no fuso horário de Brasília), de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Mais tarde, a entidade categorizou a tempestade geomagnética como “extrema” — a primeira desde que, em outubro de 2003, várias delas causaram apagões na Suécia e danos na infraestrutura energética na África do Sul. Espera-se que mais CMEs atinjam o planeta nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (10), a redes sociais foram inundadas com fotos de auroras capturadas no norte da Europa e na Australásia (região que inclui Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia), assim como em outros lugares (veja abaixo).

4964926 60f2b8988c40fad
https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecn

 

4964927 a366fe927ef7c61
Aurora boreal durante a tempestade geomagnética desta sexta-feira, vista em Ontário. GEOFF ROBINS / AFP

 

4964925 e78bf82e9465af0
Fenômeno visto sobre o Monumento Nacional da Escócia, em Edimburgo, nesta sexta-feira. HANDOUT / Jacob Anderson

 

4964924 ab99302772bae97
Mancha solar vista na seção inferior direita do sol quase tão grande quanto a do Evento Carrington, a tempestade geomagnética mais intensa já registrada. JOSH EDELSON / AFP

 

— Acabamos de acordar as crianças para verem a aurora boreal no quintal! Está claramente visível — disse à agência de notícias AFP Iain Mansfield, membro de um centro de estudos em Hertford, no Reino Unido.

Outros, como o fotógrafo Sean O’ Riordan, relataram na rede social X (antigo Twitter) fotografias de “céus absolutamente bíblicos na Tasmânia às 4h da manhã”.

As autoridades pediram aos operadores de satélites, companhias aéreas e responsáveis pelas redes elétricas que tomassem medidas de precaução contra possíveis perturbações causadas por mudanças no campo magnético da Terra.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, no entanto, disse que “não antecipa nenhum impacto significativo no sistema de espaço aéreo do país”.

Ao contrário das erupções solares, que viajam à velocidade da luz e são capazes de alcançar a Terra em oito minutos, as CMEs viajam a um ritmo mais lento, de 800 km por segundo. Os meteorologistas esperam poder precisar melhor o impacto que terão quando estiverem a uma distância de 1,6 milhão de quilômetros.

Os campos magnéticos associados às tempestades geomagnéticas induzem correntes nos condutores longos, incluindo os cabos de energia, o que pode provocar apagões. Também podem ocorrer impactos na comunicação por rádio de alta frequência, GPS, em naves espaciais e satélites.

Até mesmo pombos e outras espécies que possuem bússolas biológicas podem ser afetados.

Auroras polares
Mas também podem trazer outros efeitos, como a aparição de auroras polares — conhecidas como auroras boreais ou austrais, dependendo do hemisfério — em lugares onde normalmente não são visíveis.

Mathew Owens, professor de física espacial na Universidade de Reading, disse à AFP que os efeitos serão sentidos principalmente nas latitudes norte e sul do planeta. O alcance exato dependerá da força final da tempestade.

— O norte do Canadá, a Escócia e lugares desse tipo terão boas auroras. Acredito que podemos afirmar isso com segurança — ressaltou, acrescentando que a situação pode se repetir no hemisfério sul. — Meu conselho é que saiam esta noite e olhem, porque se virem a aurora, é algo espetacular.

Nos Estados Unidos, esse fenômeno poderia ser observado na região mais ao norte de estados como Califórnia e Alabama.

Brent Gordon, dos serviços meteorológicos espaciais da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, sugere que as pessoas tentem tirar fotografias noturnas com seus celulares, mesmo que a aurora não seja visível a olho nu.

As autoridades recomendam à população que siga as medidas padrões diante de possíveis apagões, como ter em mãos lanternas, baterias e rádios meteorológicos.

A maior tempestade solar registrada é o “evento de Carrington”, de 1859: destruiu a rede telegráfica nos Estados Unidos, provocou descargas elétricas e a aurora boreal foi visível em latitudes inéditas, até a América Central.

 

Confira os registros nas redes sociais

Na Antártida

GNQDTd9X0AIO55p
Norte de Antártida

 

Na Argentina

GNQWIElW4AACnhA
Por las fotos que dejó la increíble aurora boreal en Tierra del Fuego.

 

No Uruguai

GNRA nOWYAAubpq
#tormentasolar #aurora Punta del Diablo-Rocha-uruguay

 

 

No Chile

GNQn K7WwAAB3Et
PUNTA ARENAS CHILE Aurora Boreal

 

Na Espanha

Aquest vídeo accelerat de l’aurora boreal sobre la Cerdanya avui a la matinada són simplement espectaculars.

 

Em Portugal

Registo inédito em Portugal, a dança da aurora boreal em vídeo!
©️ Rodolfo Pereira

 

No México

Actualización, a esta hora así luce la aurora boreal en Cd Obregón en Sonora, México.
📸❤️
#Sonora #Mexico #aurora #solarstorm #Auroraborealis
Traduzir post

GNRSuyqXwAAkYzI 1
Actualización, a esta hora así luce la aurora boreal en Cd Obregón en Sonora, México.

 

 

Na Suíça

Espectaculares imágenes de la Aurora Boreal desde los Alpes suizos.

 

Na Tasmânia (Austrália)

GNRSic1W8AA w4t
Aurora boreal, na Tasmânia, no Sul da Austrália. Imagina abrir à janela a noite e ver esta paisagem 📷 Sean O’ Riordan

 

Na Alemanha

GNQRjSlXsAAsJFt
Mare: E teve aurora boreal aqui no quintal de casa eu nao to acreditando

 

Nos Estados Unidos

GNQ4YgpXgAAdyeY
I cannot believe it! Aurora in Collier County, Florida off of State Road 29! SOUTH FLORIDA! @NWSMiami

 

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage