40 mil pessoas foram ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha entre Sábado e Domingo 

Com momentos de sol fraco, domingo atraiu mais fieis ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Neimar De Cesero / Agencia RBS

Números estão abaixo da expectativa, que era de atrair 100 mil fieis por dia.

Em tempos difíceis, a fé aparece como um dos principais aliados das pessoas. É nela que os fieis depositam seus clamores por soluções, força e esperança, buscam palavras de conforto ou então fazem orações de agradecimento e devoção. Foi com esse espírito que, em meio à calamidade climática que o Rio Grande do Sul enfrenta há quatro semanas, com centenas de vítimas, 40 mil fieis foram até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, entre sábado e domingo. A contagem é da Brigada Militar.

Quase como um símbolo de resiliência e demonstração de ímpeto dos devotos, o caminho da romaria não foi fácil. A principal dificuldade foi o bloqueio de parte da Estrada dos Romeiros, feito pela prefeitura de Farroupilha na noite de sexta-feira (24), por risco de deslizamento de terra no início da Rua Luiz Victorio Galafassi. A medida exigiu adaptação do percurso, mesmo que alguns tenham optado pelo caminho tradicional, cientes dos riscos.

O bispo Dom José Gislon também falou sobre a missão de ser peregrino nesse contexto. Na Missa Solene de domingo, às 10h30min, ele disse:

— Quem é romeiro, precisa se adaptar ao caminho que se apresenta.

Além de ser uma mensagem para quem enfrenta os desafios de um Estado assolado pela chuva, o bispo também se direciona a todos os fiéis que aceitaram o desafio de caminhar mais para chegar ao Santuário. A principal alternativa era pela RS-122: o trajeto é de aproximadamente 18 quilômetros, sete a mais que o caminho clássico. Com mais chão para caminhar, os termômetros próximos do zero grau apareciam como um desafio a mais: ainda era escuro quando os primeiros romeiros estavam a caminho do santuário, enfrentando 5ºC antes das 6h de sábado.

No domingo, durante a tarde de domingo tímidos raios de sol começaram a surgir entre as nuvens. Com a temperatura levemente elevada, chegando aos 12°C, muitos romeiros sentiram-se à vontade para pegar a estrada. Ao longo da tarde o fluxo de pessoas se intensificou. Próximo das 15h30min, houve até congestionamento na entrada do Santuário devido ao alto fluxo de veículos: a fila de carros se estendia até a rótula com a estátua da santa, na RS-453.

Com o lema da 145ª Romaria, Fonte de misericórdia, rogai por nós!, os organizadores estimavam a participação de 100 mil pessoas por dia. No sábado, 15 mil pessoas foram ao Santuário, segundo a Brigada Militar. No domingo, o público aumentou: foram 25 mil fieis que participaram da romaria. No total, oito mil veículos acessaram o local. Na noite de domingo, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio confirmou as datas da 146ª Romaria de Caravaggio: será nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2025, com o lema Mãe da Esperança, rogai por nós.

No final da tarde de domingo, a Prefeitura de Caxias informou, por meio de sua assessoria de imprensa que, no marco zero, no início da Estrada Municipal Arziro Galafassi com a RS-122, o movimento esteve muito abaixo dos anos anteriores.

gauchazh.clicrbs.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas