Encerrou neste domingo, 20 de julho, a 33ª edição da Festa Nacional do Peixe de Tramandaí.
Conforme o secretário de Turismo, Anderson Jesus André, mais de 100 mil pessoas passaram pelos pavilhões do Centro Municipal de Eventos Eliseu Lemos Padilha em 16 dias de festa.
“ Durante esta semana estaremos realizando um balanço e apresentaremos os números oficiais, mas podemos adiantar que a festa foi um grande sucesso, conseguimos resgatar a autoestima da população em relação a festa. Isto foi observado no movimento de quintas e sextas-feiras, quando tivemos um excelente público e na maioria de pessoas da cidade. Hoje a festa está no calendário do turismo nacional e estadual” Disse o secretário.
Sobre os recursos aplicados na festa, Anderson informou que o orçamento disponibilizado para o evento foi de R$ 2,6 milhões. “ Sabemos que com este recurso não é possível realizar a festa como ela é. Mas temos muitas receitas como a venda dos pontos comerciais onde somente no pavilhão comercial foram vendidos 70 pontos, venda de ingressos, patrocínios, entre outros. Nos shows nacionais foram mais de R$ 1 milhão arrecadados com a venda de ingresso. Estaremos fazendo uma prestação de contas para a comunidade nos próximos dias.” Falou o secretário.
Nos 16 dias de festa, foram mais de 50 shows nacionais, regionais e locais, competições esportivas, apresentações artísticas e atividades diversas.
Algumas atividades como a realização do Gabinete Aberto, onde o prefeito recebeu a comunidade, reunião das mulheres pescadoras, visitas institucionais e de autoridades, participação dos pescadores em competição de canoagem também foram destaques.
O prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, comemorou o êxito da festa. “ Trabalhamos desde o primeiro dia da gestão para fazer um grande evento. Em fevereiro fizemos o lançamento dos shows nacionais e regionais em um ação inédita na beira da praia, percorremos dezenas de cidades com as soberanas e melhoramos a infraestrutura do Centro de Eventos. A rua coberta foi um absoluto sucesso e o novo pavilhão proporcionou a participação de dezenas de entidades da cidade e também da imprensa local.” Disse o prefeito.
Juarez destacou a importância na economia da cidade. “ Dentro da festa foram criados dezenas de empregos temporários, oportunizamos que artesãos e pequenos empresários apresentassem seus produtos e a cidade vivenciou dias de grande movimento em restaurantes, lojas, hotéis, farmácias, mostrando que a festa tem um papel preponderante para o aquecimento da economia e os números poderão ser medidos em breve com o retorno do ICMS, por exemplo. E neste período também acontecem transações imobiliárias e pagamentos de impostos diversos. Tenho certeza que esta foi a melhor Festa Nacional do Peixe de todos os tempos.“ Completou Juarez.
“Estima-se que a venda da tainha assada na brasa tenha chegado a 20 toneladas, mas este número será confirmado durante esta semana. “ No sábado, 19 de julho, estávamos quase atingido esta número.” Informou o vice-prefeito Claudiomir da Silva Pedro.
O vice-prefeito ainda salientou a segurança durante os 16 dias da festa. “ Tivemos um ambiente muito tranquilo com a participação da Guarda Municipal, BM, Corpo de Bombeiros, bombeiros civis e Polícia Civil.” Finalizou Claudiomir.
Pelos palcos da 33ª Festa Nacional do Peixe passaram artistas como Daniel, Simone Mendes, Ferrugem, Fernandinho, Nenhum de Nós, Danadões, Chã de Areia, Lily Fernandes e Bando, Isadora Marques, Tchê Chaleira, Grupo Bochincho, JJSV, Acústicos e Valvulados, Pedro Ernesto de Nardim, Cris Correa e Trio, Maskavo, Estação Fandangueira, DubDogz, Explosão Vanera, Só Balanço, Black Beach Music, Brilha Som, Doce Desejo, Banda San Marino, Duca Leindecker, entre outros.
Fotos- Divulgação
Dapraia News
dapraianews.com.br