3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência:

Conheça a parceria entre a Salton e o IFRS que resulta em iniciativas de acessibilidade no enoturismo

Glossário em Libras e Guia de Acessibilidade no Enoturismo são algumas iniciativas em andamento no projeto

Um acordo de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Vinícola Salton vem desenvolvendo soluções para a comunidade dentro de um assunto inédito: a acessibilidade no enoturismo. Desde setembro de 2022, pesquisadores e demais profissionais do IFRS trabalham em um projeto que vislumbra não apenas atender às necessidades de pessoas com deficiência, mas também permitir que todos os visitantes desfrutem de experiências completas e enriquecedoras. A pesquisa resultará no Guia de Acessibilidade no Enoturismo e no Glossário em Libras do Enoturismo – este último trará termos do enoturismo que até então não existiam na língua de sinais, como ‘cave’, ‘vinhedos’ e até ‘espumante’. Ainda que o trabalho seja desenvolvido entre IFRS e Salton, o material estará disponível para outras empresas e poderá ser replicado em outras vinícolas e empreendimentos interessados. A expectativa é que tanto o Guia, quanto o Glossário, sejam lançados no começo de 2024.

 

Dia-Internacional-das-Pessoas-com-Deficiencia-01-1024x679 3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 

No IFRS, a iniciativa é conduzida pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), que oferece soluções para ajudar pessoas com deficiência a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia. Além das demandas dos estudantes e da comunidade do próprio Instituto, o CTA também atende, por meio de projetos, convênios e parcerias, necessidades relacionadas à acessibilidade digital e tecnologia assistiva da comunidade externa e de outras instituições, como no caso do acordo de parceria com a Salton.

O projeto de acessibilidade no enoturismo envolve profissionais, estudantes e bolsistas ligados a diversos segmentos dentro do universo da acessibilidade – entre eles especialistas em Turismo, Letras, Libras, Arquitetura, Informática e outras áreas, inclusive bolsistas com deficiência. O objetivo é avançar por meio de boas práticas, pesquisa, ciência, vivências e acessibilidade no tópico de direitos humanos. Isso irá contribuir para que a sociedade entenda e trabalhe em prol da inclusão das pessoas com deficiência no enoturismo.

“Pensar em acessibilidade no setor vitivinícola é algo inovador, não temos algo relacionado nesta área, mesmo estando em uma região em que essa atividade é tão importante. Nós tivemos como um desafio grande mapear quais eram as principais demandas da acessibilidade no setor”, explica o coordenador do projeto no IFRS, Anderson Dall Agnol. “Nós estamos trabalhando para desenvolver a acessibilidade atitudinal no setor vitivinícola, que é prepará-lo para receber melhor as pessoas com deficiência. Começamos também um movimento importante de aproximação com a comunidade surda, que muitas vezes não é consultada e está presente neste projeto”, descreve Anderson.

Na prática, a equipe do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS trabalhou in loco no dia a dia de experiências enoturísticas da Salton para identificar quais eram as principais intervenções necessárias em diversos aspectos para chegar ao resultado de uma experiência mais acessível a todos os visitantes. Um exemplo é a acessibilidade arquitetônica, que vislumbra espaços físicos sem barreiras e que possam permitir a melhor locomoção e uso dos espaços pelas pessoas. Por isso, a Casa di Pasto Família Salton, empreendimento da vinícola inaugurado neste ano, dispõe de piso tátil, sinalização em Braile, elevador e mobiliário com dimensões que facilitam o acesso de cadeirantes com mais independência.

Outro diferencial quanto à acessibilidade na Casa di Pasto Salton são os cardápios em Braile e em Libras. Desta forma, pessoas cegas e membros da comunidade surda podem fazer seus pedidos, promovendo cada vez mais a autonomia do público.

“Nós aprendemos que nenhum estabelecimento é 100% acessível porque sempre há algo que pode ser melhorado ou ajustado. Mas a partir deste projeto, estamos tentando implementar o máximo de adaptações para que o maior número de clientes se sinta acolhido e possa desfrutar de nossas experiências”, conta a coordenadora de Trade Marketing e Customer Experience Nicole Salton, responsável pelo projeto na vinícola. “A empresa sempre busca equilibrar as dimensões de negócio com os valores humanos, então este é um trabalho que nos orgulha e inspira. As equipes que estão passando por capacitações compartilham vivências muito importantes de aprendizados e evolução quanto ao atendimento e inclusão das pessoas com deficiência”, pontua Nicole.

Dia-Internacional-das-Pessoas-com-Deficiencia-02-1024x642 3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 

 

Saiba mais sobre o Guia de Acessibilidade no Enoturismo e o Glossário em Libras do Enoturismo

O projeto da Salton com o IFRS trabalha as dimensões da acessibilidade física, digital, comunicacional e atitudinal, ao preparar também os profissionais da vinícola para receber visitantes com deficiência da forma mais indicada possível com capacitações que foram realizadas com as equipes. A parceria com o IFRS resultará ainda nos dois materiais que serão lançados em breve: o Guia da Acessibilidade no Enoturismo e o Glossário em Libras do Enoturismo.

Para se ter ideia do protagonismo da criação destes itens, até então, não existem sinais-termo em Libras que comuniquem palavras básicas do enoturismo como ‘espumante’, ‘vinhedo’, ‘cave’, o que prejudica as experiências da comunidade surda dentro do mundo da bebida. Um dos diferenciais deste glossário é o fato de a produção dele estar sendo feita, desde o início, por especialistas juntamente com a comunidade surda, o que garante que a novidade seja aplicada pelos principais interessados no assunto.

O Guia de Acessibilidade contemplará sugestões de iniciativas que podem melhorar a experiência enoturística de diferentes públicos, como pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, múltipla, surdocegueira e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para atestar os resultados e tornar as mudanças e aprendizados cada vez mais efetivos e assertivos, pessoas com deficiência participam de momentos de degustação e visitação na vinícola, entre outras atividades. A ideia é que as iniciativas possam estimular outras vinícolas, visto que os demais empreendimentos enoturísticos poderão ter acesso às informações e aos resultados, bem como órgãos públicos.

Além de ser fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência, a implementação da acessibilidade em locais e serviços beneficia a todos, inclusive pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou com alguma limitação temporária.

 

Dia-Internacional-das-Pessoas-com-Deficiencia-03-1024x683 3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 

Salton é parceira da Alia Inclui, aplicativo para pessoas cegas e com baixa visão

Ainda em 2023, a Salton deu início a uma parceria com a Alia Inclui, empresa que oferece um recurso de tecnologia assistiva por meio de um aplicativo e que facilita a vida de pessoas cegas e com baixa visão. Usando a câmera do celular, a ferramenta identifica o código de barras do produto e descreve as informações contidas no rótulo, organizando-as em sessões e permitindo liberdade na escolha das informações a serem consultadas e descritas.

O aplicativo da Alia atua desde o momento da compra e também durante o consumo do produto, permitindo o acesso a informações importantes como nome do produto, peso, informações nutricionais, quantidade, entre outras informações cadastradas. A Salton está implementando a novidade e seus rótulos devem apresentar a tecnologia no próximo ano.

Raquel Fronza I Ana Demoliner | Diego Adami

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp