Celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é uma data na qual são realizadas ações para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares.
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Coração, importante data de conscientização sobre os riscos das doenças cardiovasculares.
“O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente em 29 de setembro. Esse dia foi proposto por Antoni Bayés de Luna, um antigo presidente da Federação Mundial do Coração. Trata-se de uma data especialmente dedicada para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e como preveni-las.”
“Resumo sobre o Dia Mundial do Coração”
-“O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente no dia 29 de setembro.
-Foi criado por meio de uma parceria entre a Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial da Saúde.
-É celebrado anualmente no dia 29 de setembro.
-Tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre o risco das doenças cardíacas e como preveni-las.
-É uma data importante, pois reúne os esforços de vários setores da comunidade para se debater um tema extremamente relevante para a saúde da população mundial.
-A arritmia, a cardiopatia congênita e a insuficiência cardíaca estão entre as principais doenças que afetam o coração.
-A prática de atividades físicas regulares, o abandono do tabagismo e uma alimentação saudável são importantes práticas para evitar doenças cardíacas.”
“Qual a origem do Dia Mundial do Coração?
O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente no 29 de setembro. Esse dia foi criado em 1999 por meio de uma parceria entre a Federação Mundial do Coração (FMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sua criação foi originariamente proposta por Antoni Bayés de Luna, presidente da FMC entre os anos de 1997 e 1999, e pretendia conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e como preveni-las. “
“Objetivos do Dia Mundial do Coração
O principal objetivo do Dia Mundial do Coração é aumentar a conscientização de todas as pessoas, em nível mundial, sobre os perigos das doenças cardiovasculares.
Também são objetivos dele informar sobre medidas que devem ser tomadas para manter a saúde cardíaca e prevenir a ocorrência de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Por meio da disseminação de informações via notícias, reportagens televisivas, discursos realizados por pessoas influentes, propagandas, pôsteres e podcasts, entre outros recursos utilizados para se conectar com as pessoas, o Dia Mundial do Coração passa a ser uma referência para que a comunidade reúna esforços no sentido de promover a educação da população sobre as doenças cardiovasculares e como se prevenir.”
“Importância do Dia Mundial do Coração”
“O dia mundial do coração é importante, pois é uma data especialmente dedicada ao debate e conscientização da população sobre as questões relacionadas à saúde cardiovascular. Celebrada anualmente no dia 29 de setembro, essa data reúne organizações de saúde, médicos e outros profissionais da área da saúde, universidades, escolas e demais membros da comunidade para celebrar e reconhecer a importância de se cuidar do coração.
Vale lembrar que o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca são doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos e que, combinadas, são responsáveis pela morte de 20,5 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, o que justifica a relevância dessa data.”
“Principais doenças do coração
No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma doença cardiovascular, e cerca de 400 mil pessoas morrem por ano em decorrência de alguma doença cardíaca. Entre as principais doenças que afetam o coração, estão:
-Arritmia: nessa doença, o ritmo de batimento do coração torna-se alterado, de forma que o coração bate de maneira mais acelerada (taquicardia) ou mais lenta (bradicardia) que o ritmo normal. O hipertireoidismo, diabetes e hipertensão são possíveis causas da arritmia.
-Cardiopatia congênita: as cardiopatias congênitas são alterações do coração estabelecidas desde o nascimento, ou seja, é uma condição em que o paciente nasce com elas e pode ser diagnosticada quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Entre suas causas estão: herança genética, abuso de drogas, uso de antidepressivos e anticonvulsivantes, e doenças maternas como lúpus e diabetes.
-Insuficiência cardíaca: nessa doença, o coração não é capaz de bombear o sangue para todo o corpo, de maneira que o sangue não é capaz de atingir todas as partes do organismo. Ela é recorrente em pessoas com quadros de pressão alta e os sintomas mais frequentes são inchaço nas pernas e pés e falta de ar.
“5 dicas para cuidar do coração
As principais causas de doenças cardiovasculares são a hipertensão, a diabetes, a obesidade e o tabagismo.
Assim, a melhor forma de cuidar do coração é tomar os cuidados necessários para prevenir a ocorrência dessas condições. Cinco dicas para prevenir essas condições e, consequentemente, cuidar do coração são as seguintes:
-prática regular de atividades físicas;
-alimentação saudável associada ao controle do colesterol;
-práticas que favoreçam a redução do estresse;
-abandonar o tabagismo;
-restringir o consumo de bebidas alcoólicas.”
brasilescola.uol.com.br