Prova buscou exaltar trabalho dos profissionais atuantes nas enchentes, e celebrou 35 anos do Batalhão de Aviação da instituição.
Cerca de 500 pessoas participaram, na manhã deste domingo, da 1ª Corrida da Aviação da Brigada Militar, realizada na orla do Guaíba, em Porto Alegre.
O evento, em alusão aos 101 anos da Aviação da BM e ao 35º aniversário do Batalhão de Aviação da corporação, ocorreu em um contexto festivo e de celebração ao trabalho dos homens e mulheres profissionais que atuaram em resgates e outras operações no contexto das enchentes de maio no Rio Grande do Sul.
O Sesc Azenha foi o responsável pela organização da prova, com distâncias de três e seis quilômetros, mais a Corrida Kids, para crianças. “Somos mais um braço da BM, uma ferramenta da instituição, e trabalhamos incansavelmente nas atividades de salvamentos de pessoas, e, depois, na manutenção da ordem pública e segurança.
Hoje, queremos aqui também celebrar as vidas que foram salvas. Somente nós salvamos cerca de 500 pessoas nas enchentes”, salientou o comandante do Batalhão de Aviação da BM, tenente-coronel Robson Emanuel Leite Camargo.
O diretor da unidade Sesc Azenha, Edson Domingues, ressaltou que a corrida deveria ter ocorrido no ano passado, porém foi adiada em razão das primeiras grandes cheias a atingir o RS, em setembro de 2023. Para ele, o trabalho desenvolvido pela BM foi “fantástico”. “É inclusive uma forma de agradecimento a toda esta função desenvolvida de maneira heroica”, comentou ele. “Com certeza, no próximo ano, teremos muito mais pessoas”, destacou.
O dia claro e com temperaturas amenas contribuiu para a realização da prova, acompanhada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Kits com água e frutas também foram distribuídos aos participantes.
Ao final, uma cerimônia de premiação também condecorou os participantes com as três melhores marcas no geral, nos gêneros masculino e feminino, de acordo com seus tempos brutos.
Correio do Povo