🟣👥 O município de Osório promove, na próxima sexta-feira (28/11), o 15º Fórum Municipal da Saúde, trazendo como eixo central o tema “Violência contra a mulher: conhecer, debater e transformar!”.
O evento busca ampliar o diálogo, fortalecer a rede de proteção e estimular ações intersetoriais no enfrentamento à violência de gênero.
A iniciativa é promovida pela prefeitura de Osório, por meio da secretaria municipal de Saúde e pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva – Numesc.
O evento será no auditório Romildo Bolzan, na Unicnec, e ocorrerá das 8h às 16h30min e reunirá especialistas, profissionais de diferentes áreas e representantes da rede de atendimento, reforçando a mensagem da campanha: “Não se cale!”.
Em virtude da realização do Fórum, as unidades de saúde do município na sexta-feira (28/11), estarão fechadas para a participação dos servidores.
A programação vai contar com a palestra de especialistas e debates sobre o tema. “A violência contra a mulher é uma questão de saúde pública e exige sensibilidade, preparo técnico e acolhimento em todos os níveis de atenção.
Cada vez mais, as nossas unidades precisam estar prontas para ouvir, apoiar e encaminhar cada mulher com respeito e segurança.
Este Fórum representa um passo fundamental para fortalecermos esse cuidado e ampliarmos a capacidade de transformação social que podemos promover”, disse o secretário municipal da Saúde, Gonzalo Rafael Pintos.
Programação da manhã
A recepção, com check-in e café da manhã, inicia às 8h, seguida pela abertura oficial às 9h.
Às 9h45min, a Secretária Estadual da Mulher/RS, Sra. Fábia Richter, apresentará ações e perspectivas das políticas públicas estaduais voltadas à proteção das mulheres.
Na sequência, às 10h15min, a advogada Dra. Gabriela Souza — especialista em direitos das mulheres, professora e sócia-fundadora de um escritório voltado ao atendimento jurídico feminino no Sul do país, além de integrante da Escola Brasileira de Direito das Mulheres — aprofundará o debate sobre legislação, apoio às vítimas e desafios contemporâneos.
O intervalo para almoço está previsto para 11h45min, e o retorno das atividades ocorre às 13h30min, com a exibição de um vídeo institucional.
Programação da tarde
Às 14h, o Fórum recebe a apresentação da Dra. Victória Pedrazzi, que trará o projeto “Sobre Eles” – Perfil, Diagnóstico e Propostas de Intervenção.
O estudo abrange o acompanhamento de autores de violência doméstica no sistema prisional do RS.
A palestrante é Doutoranda e Mestre em Direito, integrante de grupos de pesquisa em direitos humanos e biopolítica, além de advogada especializada na temática.
A partir das 15h, ocorre uma Mesa Redonda reunindo diversos serviços essenciais ao enfrentamento da violência contra a mulher, entre eles: HSVP, CRAI, CRAS, RAMO, CREAS, Casa da Criança, Rede de Proteção da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Polícia Civil, CRM e o Centro de Referência da Mulher de Torres.
O debate abordará as articulações entre setores e o papel de cada um na consolidação de uma rede eficaz de proteção.
A mediação será conduzida pelo Enfº Luciano Benck da Costa, da Vigilância Epidemiológica de Osório.
Texto: Ascom PMO
Prefeitura Municipal de Osório















