O Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. A data reforça a importância dos direitos da criança e a luta contra o abuso infantil.
“O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. A data homenageia as crianças e reforça a importância da garantia de seus direitos, bem como o combate ao abuso infantil.
Criada em 1924, a data só se popularizou na década de 1950, com uma campanha publicitária feita por duas empresas. Desde então, as vendas de brinquedos e demais artigos para o público infantil se intensificam anualmente no período próximo ao dia 12 de outubro.
Em outros países, o Dia das Crianças é celebrado em datas diferentes, cada um com origens específicas. Em nível global, o dia 20 de novembro foi instituído como o Dia das Crianças e está associado à Declaração Universal dos Direitos das Crianças estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).”
Resumo sobre o Dia das Crianças
-O Dia das Crianças foi criado no Brasil no ano de 1924 a partir de um decreto assinado pelo presidente Artur Bernardes.
-A data se popularizou somente na década de 1950, após a realização de uma campanha publicitária realizada por empresas.
-A nível mundial, o Dia das Crianças acontece em 20 de novembro. A data possui relação com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças e passou a ser comemorada em 1954.
-O Dia das Crianças reforça debates essenciais para a sociedade que envolvem aspectos sobre os direitos das crianças, tais como a qualidade de vida, saúde e educação.
-Em outros países a data é celebrada em diferentes dias. Primeiro de junho e 20 de novembro são as datas em que mais países comemoram o Dia das Crianças.
Origem do Dia das Crianças
O Dia das Crianças foi criado oficialmente no Brasil a partir do Decreto Federal nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
O documento foi assinado pelo presidente Artur da Silva Bernardes.
A data foi definida após a realização do III Congresso Sul-Americano da Criança, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1923.
Uma série de leis foram criadas nesse contexto, marcando ações de intervenção do Estado quanto à infância e à adolescência.
Nas primeiras décadas, o dia não era tão popular quanto é atualmente.
O movimento das festividades do Dia das Crianças começou a se popularizar após os anos 1950.
O Dia das Crianças movimenta a economia brasileira devido à busca no comércio por diferentes tipos de presentes para as crianças.
O aspecto comercial da data por aqui surgiu por volta dos anos 1950 e 1960 a partir de uma campanha de marketing realizada pela Estrela (fabricante de brinquedos) com a Johnson & Johnson.
Na ocasião, foi criada a Semana do Bebê Robusto pela Estrela com o objetivo de vender um boneco que era o principal produto da empresa na época.
Já a Johnson & Johnson criou um concurso de beleza infantil com a participação de crianças de seis meses a dois anos. Os pais enviavam fotos dos seus filhos participantes que estavam concorrendo ao título de “Bebê Johnson”.”
Desde então, o comércio brasileiro passou a utilizar o Dia das Crianças para intensificar as vendas de brinquedos e produtos para os pequenos.
O feriado do dia 12 de outubro não se refere ao Dia das Crianças, mas sim ao Dia de Nossa Senhora Aparecida.
A oficialização do feriado ocorreu no dia 30 de junho de 1980 por meio do Decreto Federal nº 6.802, assinado pelo presidente militar João Figueiredo.
O Dia Mundial das Crianças
O Dia Mundial das Crianças é celebrado no dia 20 de novembro por causa da Declaração Universal dos Direitos das Crianças.
O documento foi aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no dia 20 de novembro de 1959.
Em 20 de novembro de 1989 foi aprovada a Convenção sobre os Direitos das Crianças. Esse é o tratado mais amplamente aceito no mundo.
A iniciativa impactou programas e políticas públicas de diferentes países.
Foi o primeiro marco institucional a nível global que tratou de todos os aspectos relacionados aos direitos das crianças.
Confira os direitos das crianças conforme os princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças:
-direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade;
-direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social;
-direito a um nome e a uma nacionalidade;
-direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe;
-direito à educação e cuidados especiais para a criança com deficiência física/mental;
-direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade;
-direito à educação gratuita e ao lazer infantil;
-direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes;
-direito ser protegido contra o abandono e a exploração de trabalho;
-direito de crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Comemoração do Dia das Crianças em outros países
O Dia das Crianças é comemorado em diferentes dias ao redor do mundo. Confira as datas em que alguns países homenageiam as crianças:
12 de abril: Bolívia
23 de abril: Turquia
30 de abril: México
5 de maio: Coreia do Sul
17 de maio: Noruega
1º domingo de julho: Estados Unidos
3º domingo de julho: Cuba
2º domingo de agosto: Argentina
16 de agosto: Paraguai
14 de novembro: Índia
20 de novembro: Canadá e Egito
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, devido à data mundial.
Outros celebram no dia 1º de junho, pois essa data já foi reconhecida como o Dia Internacional da Criança por causa da Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança.
Mensagens para o Dia das Crianças
Veja algumas mensagens para o Dia das Crianças:
-Que a pureza e a ingenuidade da infância nos inspirem nesta data especial.
-As crianças têm a capacidade de tornar o mundo um lugar melhor, pois carregam consigo a esperança e a pureza que precisamos para o futuro.
-Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida.
-Criança é sinônimo de brincadeira, fantasia, alegria, sonho, encanto e magia.
-Criança, a doçura de um viver, a esperança de um futuro que virá. Criança, sonho de um adulto, a alegria que nos transmite.
-Seja criança! Não importa o tamanho ou a idade! Pule, brinque e cante uma canção. Desejo que você seja feliz sempre!
-Ser criança é ter o dia mais feliz da vida todos os dias!
Confira as atividades que podem ser realizadas no Dia das Crianças:
-contação de histórias;
-visita ao parque aquático;
-jogos educativos;
-brincadeiras ao ar livre, como em parques;
-passeio em fazendas;
-dinâmicas de danças em roda;
-desafios e gincanas;
-jogos de tabuleiro;
-passeio de bicicleta;
-caminhada guiada em espaços livres;
-apresentações de shows infantis e peças teatrais
-sessão de filme no cinema.
As brincadeiras podem ser conduzidas nas escolas, pelas famílias ou por meio de ações realizadas pelos municípios e comunidades.
Importância do Dia das Crianças
O Dia das Crianças é uma ocasião importante para fomentar debates que envolvem temas essenciais relacionados à infância. O artigo 227 da Constituição Federal Brasileira de 1988 evidencia os direitos da criança:
“É dever da família, da sociedade e do Estado de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” (Artigo 227, Constituição Federal Brasileira de 1988).
Nesse sentido, a data evidencia os elementos fundamentais à vida das crianças e levanta reflexão sobre desigualdades e o que as crianças representam para o país.
Entre os temas que são debatidos estão: a educação, o trabalho infantil, o abuso sexual, a subnutrição e a qualidade de vida.
brasilescola.uol.com.br