Pelo menos três prefeituras do Litoral Norte estão publicando em seus sites alertas de golpes via Whatsapp ou e-mail.
Em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura, Brigada Militar e Associação Comercial e Industrial (Acisap) informam que golpistas estão entrando em contato com empresários locais, por meio do WhatsApp, afirmando pertencer a facções criminosas e exigindo pagamentos em troca de suposta “proteção”.
Em nota, a prefeitura reforça que se trata de um tipo de golpe comum, assim como outros já conhecidos pelas forças de segurança pública e repassa as seguintes orientações:
1 – Não responda aos golpistas: qualquer interação pode incentivá-los a continuar o golpe;
2 – Bloqueie o contato imediatamente após a abordagem;
3 – Documente a tentativa de golpe: tire prints das conversas e guarde o número do contato utilizado pelos criminosos;
4 – Registre um boletim de ocorrência: esse registro é essencial para que as autoridades possam investigar e combater esse tipo de crime;
5 – Mais importante que tudo: JAMAIS REALIZE QUALQUER PAGAMENTO!
6 – Se já foi vítima do golpe, entre em contato com a Polícia Civil para registro de ocorrência, levando evidências como comprovantes de pagamento e comunicações com os golpistas.
“As autoridades locais estão cientes da situação e empenhadas em garantir a segurança de toda a comunidade. Contamos com a colaboração de todos para impedir que esses golpes tenham sucesso.Fique atento! Em caso de dúvida ou necessidade de auxílio, entre em contato com a Brigada Militar, pelo 190, ou Polícia Civil, pelo 197.” diz a nota da prefeitura.
Em Arroio do Sal, a prefeitura publicou um alerta de que contribuintes estão recebendo e-mails fraudulentos com o título “ Contribuição de Irregularidade de Alvará” e segundo a prefeitura estes e-mails são externos e não enviados pela municipalidade.
A Prefeitura de Arroio do Sal também orienta as pessoas a não clicarem em links, não abrir os anexos contidos no e-mail e não respondê-los. E em caso de dúvida contatar a prefeitura pelos canais oficiais.
Já a Prefeitura de Torres alerta sobre um golpe via Whatsapp envolvendo as micro e pequenas empresas através do MEI.
A secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio, responsável pela emissão de MEIs, alerta que em hipótese alguma é enviada mensagem, como o exemplo abaixo, para nenhum munícipe.
”!ATENÇÃO : Seu MEI foi INATIVADO por débitos pendentes!
Prezado, identificamos que seu CNPJ (xx) foi inativado devido a débitos em aberto. Regularize o quanto antes para reativar seu MEI e evitar o cancelamento definitivo, o que pode resultar na perda de benefícios como:
– Cobertura do INSS;
– Emissão de notas fiscais;
– Acesso facilitado a crédito empresarial
Prazo final para pagamento: 18/12/2024.
Acesse agora e regularize suas pendências.”
Segundo a prefeitura este tipo de mensagem é falsa e pode ser um golpe.
Certifique-se sempre da procedência do contato, desconfie e principalmente entre em contato com a prefeitura para averiguação. Telefone: (51) 3626-9150, ramal, 238, informa a prefeitura de Torres.
jplitoral.com.br