Você sabe a diferença entre limpar, desinfetar e higienizar?

Para cada tipo de limpeza, mais leve ou mais pesada, você usa produtos específicos

Por Redação Serra e Litoral em 30/05/2022 às 02:08:19
Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Os termos parecem tudo a mesma coisa. Mas, existem diferenças entre limpar, desinfetar e higienizar as coisas da sua casa. Para cada função você usa produtos diferentes, mas nada estranho, que você nunca tenha usado. Com certeza você já limpa, higieniza e desinfeta tudo, só não ligava, até agora, pra diferença que existe entre essas atividades. Descubra agora!


O que é limpar?

Limpar é a primeira etapa de uma faxina. A limpeza serve para remover germes, sujeira e impurezas de superfícies ou objetos.

Você pode usar apenas sabão ou detergente e água, usando um pano, folhas de papel-toalha ou esponja.

A limpeza não necessariamente mata os germes. Mas, ao removê-los da superfície, diminui seu número e o risco de propagação de infecções.


O que é higienizar?

Talvez você pensasse, até agora, que limpar e higienizar fossem a mesmíssima coisa. Bom, é parecido, mas podemos considerar que a higienização é uma etapa depois da limpeza, pois ela limpa um pouco mais.

A higienização reduz o número de germes nas superfícies ou objetos a um nível seguro. Deve ser feita depois que uma superfície ou um objeto é limpo, pois não dá para higienizar um item que ainda está sujo. Na higienização você usa produtos sanitizantes ou desinfetantes.


O que é desinfetar?

Desinfetar parece uma limpeza pesada, daquelas que você remove até germes que não oferecem risco à saúde. De fato, já que você está aplicando um produto forte para matar os germes, vai acabar limpando tudo. Mas, não necessariamente.

Você pode desinfetar um ambiente que ainda não foi limpo, por exemplo. O resultado não será tão bom, pois vai continuar com sujeira, mas os micro-organismos vão morrer.

Assim como na higienização, você vai usar produtos desinfetantes para remover fungos, bactérias, vírus, etc. Aqui são os produtos mais pesados, como água sanitária, e geralmente esse processo é feito onde há pessoas doentes.

Então, as diferenças entre limpar, higienizar e desinfetar são sutis, mas existem, e é bom saber para lembrar que limpo não é desinfetado. Só uma limpeza básica não é o bastante para deixar um objeto ou ambiente completamente livre dos germes.



Fonte: dicasonline.com

Comunicar erro

Comentários

Booking.com