Como tirar cheiro de xixi de cachorro e gato

Veja quais produtos ajudam a eliminar o forte odor da urina dos cães e também dos gatos

Por Redação Serra e Litoral em 30/05/2022 às 01:48:24
Crédito: Pixabay

Crédito: Pixabay

Quem tem cães em casa sabe que necessita de cuidados de higiene diários para manter o ambiente limpo e cheiroso. Por mais que o pet tome banho toda semana, não tem como evitar que o xixi dele tenha um odor forte e acabe ficando pelo ambiente se não for limpo imediatamente. Aliás, quando não é removido na hora, fica cada vez mais difícil tirar cheiro de xixi de cachorro da casa. Então, veja algumas alternativas para ter eficácia nessa tarefa.


5 Dicas para tirar tirar cheiro de xixi de cachorro da casa:



Crédito: Pixabay


Tirar cheiro de xixi de cachorro é mais complicado quando o cão urina sobre uma superfície absorvente, como no tapete, sofá, colchão ou mesmo no piso de cimento, que é poroso. Mesmo quando ele faz xixi no piso, precisa limpar do jeito certo para que o odor não se espalhe ou fique impregnado. Confira as dicas do que fazer.


1. Use um pano exclusivo e mantenha-o limpo

O odor da urina dos cães é forte o suficiente para não sair completamente do pano que usou para limpar. Por isso, nunca use o mesmo pano do xixi para fazer a faxina da casa, senão todos os cômodos poderão ficar com um odor estranho e desagradável.

O pano do xixi deve ser usado só para isso e sempre deve deixá-lo de molho em água sanitária depois de usar, lembrando de colocar ao sol para secar também.


2. Remova o excesso de xixi com papel-toalha

Se quiser evitar que o pano do xixi do cachorro fique com um odor muito forte, primeiro limpe o excesso com papel-toalha e só depois use o pano com produto. Mesmo que o xixi esteja sobre uma superfície absorvente, é bom usar o papel primeiro, pois ele vai sugar o líquido com eficiência.


3. Use vinagre branco

O vinagre tem propriedades que eliminam fungos e bactérias, além de neutralizar o cheiro do xixi. Então, depois de secar o excesso de urina com o papel, faça uma solução com 2 copos de vinagre, 2 de água e 4 colheres de bicarbonato. Aplique com um borrifador e deixe agir por meia hora, depois enxágue e seque.

No começo o cheiro do vinagre vai ser forte, mas depois de alguns minutos vai neutralizar. Se precisar, aplique outra vez.


4. Use sal de cozinha

Assim como o bicarbonato, o sal ajuda a absorver as pequenas partículas de xixi que você pensa ter limpado, mas ainda estão na superfície. Depois de secar o xixi, se for no piso, jogue um balde água, passe o rodo e aplique bastante sal de cozinha, deixando agir por 20 minutos pelo menos. Depois jogue mais água misturada com detergente para a limpeza final.


5. Bicarbonato de sódio com suco de limão

Quando não tem vinagre, o limão é um bom substituto e vai ser ainda mais eficiente misturado com bicarbonato. Faça uma solução com meio copo de suco de limão, 2 copos de água e meio copo de bicarbonato. Primeiro seque o xixi com papel-toalha, depois borrife essa solução e deixe agir por meia hora. Finalize com pano úmido e limpo.


E cheiro de xixi de gato?


Crédito: Pixabay


O xixi dos gatos consegue ser ainda mais forte do que o dos cães, além de manchar tecidos. Além do mais, quando deles urinam fora do lugar, geralmente é em um cantinho escondido, porque gatinhos são seres discretos.

Então, depois de encontrar o xixi escondido, a primeira dica é nunca esfregar para remover, pois vai impregnar ainda mais. Apenas use a mesma dica para tirar cheiro de xixi de cachorro, que é pressionando algumas folhas de papel-toalha sobre o xixi, caso ainda esteja úmido. Se estiver seco, primeiro coloque um pouco de água fria, então aplique o papel-toalha.

Depois de remover o excesso de xixi, aplique sobre a mancha um detergente que contenha enzimas removedoras das moléculas de urina e do mau cheiro. Aplique o produto sobre a mancha na quantidade recomendada no rótulo e deixe agir. Depois absorva o produto com papel. Deixe secar e evite que o gato volte no local para que não se acostume a fazer xixi fora do banheirinho.

Se quiser usar uma solução caseira no lugar do detergente próprio para isso, misture duas partes de água com uma de vinagre e aplique na região manchada. Depois de 5 minutos absorva o excesso com papel e polvilhe bicarbonato sobre a mancha para absorver ainda mais o líquido.

Por cima do bicarbonato coloque uma misturinha de água oxigenada com detergente de louças e esfregue com um pano, sem espalhar. Use mais papel para absorver o líquido e depois aspire o que ficar de bicarbonato.




Comunicar erro

Comentários

Booking.com