Esmalte escuro fortalece as unhas?

Pode parecer que o esmalte escuro deixa as unhas mais grossas, mas será que é mesmo?

Por Redação Serra e Litoral em 30/05/2022 às 01:24:48
Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Algumas pessoas têm unhas bem fortes, e outras bem fracas, finas e quebradiças. Para deixá-las mais fortes, são usados diversos artifícios, alguns que fazem sentido e outros não.

No caso de usar esmalte escuro para fortalecer as unhas, será que faz alguma diferença? E o que funciona então? Tire essas dúvidas agora!


Esmalte escuro fortalece as unhas?

Os dermatologistas conhecem várias fórmulas para fortalecer as unhas, e não consideram que o esmalte escuro seja uma delas.

Na visão dos profissionais, o que faz as pessoas acreditarem no poder de fortalecimento do esmalte escuro é a sua espessura.

Por causa dos pigmentos das cores escuras, o líquido fica mais grosso do que os esmaltes claros. Isso traz a falsa sensação de que a unha está mais protegida e fortalecida. Mas é apenas uma sensação mesmo.


O que fortalece as unhas de verdade?

Em primeiro lugar, as pessoas que têm unhas bem fracas devem agendar uma consulta com um médico dermatologista para saber a causa do problema.


Principais causas das unhas fracas

Podem ser fatores externos do dia a dia, como contato excessivo com água e produtos químicos, uso excessivo de esmaltes, acetona e unhas postiças. Também, roer as unhas, remover demais as cutículas ou traumas por trabalhos manuais.

Além das causas externas, existe a possibilidade de ser uma causa genética ou sistêmica, como deficiência de algum nutriente importante para as unhas, além de doenças como problema na tireoide, diabetes, anemia, problema de circulação ou micose nas unhas.


Tratamentos

Então, somente depois de ir ao médico e descobrir a causa das unhas fracas será possível fazer o tratamento adequado.

O médico poderá prescrever medicação ou encaminhar o paciente para outro especialista, visando lidar com a causa do problema que pode estar relacionada a outra doença.

Ao mesmo tempo, o médico poderá recomendar o uso de uma base fortalecedora para unhas, além de algumas mudanças de hábitos.


Base fortalecedora de unhas

O fortalecedor de unhas é um produto que se parece com uma base comum, mas é composto de vitaminas, como a vitamina D, que é essencial para a manutenção das unhas.

Outro benefício da base fortalecedora é que ela cria uma camada protetora nas unhas para que o esmalte não fique em contato direto com elas, pois é um produto mais agressivo. Assim as unhas ficam mais hidratadas, mesmo com aplicação do esmalte toda semana.


Bons hábitos para fortalecer as unhas


Como viu acima, o esmalte escuro e qualquer outra cor não deve ser aplicado diretamente sobre as unhas, sem uma base protetora por baixo.

É mais um motivo para acreditar que o esmalte escuro não é um fortalecedor. Então, o uso da base antes do esmalte é um dos hábitos que você deve adquirir para ter unhas mais protegidas e fortes. Além disso:

  • Sempre use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e para lavar a louça;
  • Elimine o costume de roer as unhas;
  • Mantenha as unhas bem hidratadas, com fortalecedor e com hidratante;
  • Mantenha as unhas cortadas e lixadas, evitando que lasquem;
  • Prefira removedor de esmalte sem acetona, pois é menos agressivo às unhas e à pele;
  • Evite remover toda a cutícula, pois ela serve para proteger as unhas;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada para fornecer às unhas os nutrientes necessários.



Fonte: dicasonline.com

Comunicar erro

Comentários

Booking.com